Comunidade Filhos de Maria Formação Mês da Palavra 2022

Mês da Palavra 2022


Setembro é o mês da Bíblia.

Para nós Cristãos Católicos, é um mês especialmente dedicado à reflexão e meditação da Palavra de Deus. Sobretudo, é um mês propício para nos deixarmos tocar pela singular necessidade de adquirirmos o hábito de ler e meditar as Sagradas Escrituras. E a medida em que meditarmos, encarná-la em nossa vivência diária.

A Constituição Dogmática Dei Verbum, nos ensina acerca da natureza e objeto da revelação Divina contida nas Sagradas Escrituras, e assim podemos compreender que por meio delas o Pai quis se revelar a nós, quis nos dar a conhecer a Sua vontade. 

O mês de setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil para ser o mês da Bíblia, essa escolha se deu em razão da memória de São Jerônimo que é celebrada no dia 30 de setembro. São Jerônimo foi encarregado por traduzir a Sagrada Escritura para o latim.

Ao vivenciarmos este mês, somos convidados a aprofundar nosso conhecimento em relação a vontade do Pai e à centralidade de nossa fé que é Jesus Cristo.

Em Jesus, temos acesso ao Pai, Nele contemplamos o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Ele é o Messias anunciado pelos profetas do Antigo Testamento. Em Cristo nos reaproximamos de Deus e temos a oportunidade de restabelecer nossa aliança com o Pai. As Sagradas Escrituras sempre apontam para Jesus que é a nossa vida, que é a nossa paz.

Neste ano a CNBB sugere para leitura e aprofundamento a meditação do livro de Josué, com o lema: O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (JS 1,9). Essa proposta tem por finalidade aproximar o leitor da jornada de Josué rumo a terra prometida.

Que possamos vivenciar este mês com dedicação e empenho buscando abraçar mais essa oportunidade de conhecimento e aprofundamento nas Sagradas Escrituras.

Quer saber mais sobre o mês da Bíblia deste ano? Confira mais detalhes neste link da CNBB.

#mesdabiblia #biblia #sagradasescrituras #deiverbum #palavradeDeus #setembro #cnbb #josué #saojeronimo #lectiodivina

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Post

Ide por todo mundo anunciar!Ide por todo mundo anunciar!

 Jesus ao dizer essas palavras disse a todo aquele que quisesse seguir. Não somente alguns escolhidos a desbravar os continentes, mas a todo coração desejoso de anunciar um novo Reino, uma nova vida. 

Também hoje, Ele nos faz esse mesmo convite. Não a alguns, mas a todos. Ouçamos o clamor da África por socorro, da Ásia, da Arábia por paz; escute as crianças não evangelizadas e que não conhecem o motivo de nossa esperança. Deixe-se alcançar pelo apelo de tantos aqui mesmo do nosso país, da nossa cidade, do nosso lado… Às vezes a terra de missão que está a clamar está na nossa casa, basta estarmos com o coração a escuta, aberto, ou melhor alargado para perceber a dor e a necessidade de evangelização do outro.

O que é ser missionário em nossa Comunidade? Em nossa Comunidade, ser missionário é todo aquele que ama e torna Jesus amado, é quem cuida das feridas do outro, quem escuta o coração que sofre, quem aconselha, quem silencia, que varre a casa de quem precisa.

Um missionário Filho de Maria serve no Amor e ama no servir. Para ele, as duas coisas estão sempre ligadas. É alguém também de anúncio, que tem a língua abrasada pelo Evangelho. Não se deixa intimidar e não teme as adversidades que acompanha aquele que se compromete com a verdade.

É uma pessoa livre, alcançada por Cristo, por isso pode compreender que missão é toda circunstância de anúncio, todo momento ou oportunidade de amar o outro gratuitamente por Jesus, em Jesus e para Jesus. Sabe que estando sempre em estado de evangelização, todo aquele que eu encontrar se torna imediatamente terra de missão. Alguém em que posso deixar o Amor de Cristo transbordar, inundar por todos os lados até que Ele se “cristifique”. Essa é a base de nossa ação missionária amar, amar, transbordar de Amor até cristificar o outro.

Quando me converti à fé católica, fiz um contrato com Jesus que a partir de então minha vida teria um chamado: Amá-Lo e torná-lo amado entre os homens, principalmente entre os mais pobres entre os pobres. E hoje isso se começa a realizar, só começa, porque não alcançamos os mais pequenos e eu ainda estou longe de ser missionária do coração de Jesus, a pobrezinha de Deus e amiga dos homens.

Espero que compreendam a riqueza que é ser missionário e não deixem perder esse desejo no coração da Comunidade jamais. Porque como ouvirão falar de Jesus aquele que nunca ouviram nada Dele se não há quem pregue! Se não há quem queira ir! Pois missão é partir!

Temo muitas vezes que a beleza da missão, do sentido da missionariedade fique oculto ou esquecido entre tantas outras realidades da vocação e que usemos máscaras de aceitação de vida missionária, de ir em missão, enquanto o coração está cheio de correntes. Está preso a si mesmo e às suas vontades, repleto muitas vezes de seus próprios projetos e não dos projetos de Deus. A sinceridade e a verdade diante de Deus são condições essenciais de um coração missionário para que seja sempre o Coração de Cristo e não o nosso a ir ao outro, pois só o coração de Jesus é capaz de curar, libertar, dar vida nova, por nós mesmos não fazemos nada, sabemos que quem tudo pode e faz é Jesus. Assim jamais temos algum mérito. Mas se acontece do coração do discípulo não ser sincero ou livre então muitas vezes a missão fica em risco e se faz necessário que os irmãos estejam atentos para não darmos aos outro nada além de Jesus! Corre-se o risco de dar-nos a nós mesmos e quando isso ocorre, mata-se aos poucos o irmão!

E na evangelização nada é mais triste! Para Jesus, compara-se a um escândalo, e seria antes melhor colocar uma pedra no pescoço e lançar-se ao abismo, a fazer cair um de seus pequeninos! Um de seus amados! Cada alma, cada pessoa tem um valor inestimável para Jesus! É solo sagrado! O ato de evangelizar deve ser feito com preparo, cuidado amoroso, em alerta, atento as necessidades do outro, mas, sobretudo em profunda unidade, de coração a coração, pensamento a pensamento, ato a ato com Jesus.

Assim sendo, nossa vida missionária é um desafio constante, porque não se faz em um momento. Não é um ano missionário; ou serei missionário durante as férias, nos fins de semana, e ainda em momentos de calamidades. Não. Como já disse, é uma vida missionária. Durmo e acordo missionário, meu trabalho ou estudo é missão, varrer a casa, levar o lixo, fazer o almoço, lavar o banheiro, partilhar o coração, ir à oração comunitária, ou liturgia das horas, pregar retiros nas comunidades rurais ou trabalhar nos projetos, servir à paróquia, viver o fraternitas, ouvir o irmão nos seus conflitos e apoia-los é missão, todo o decorrer do meu dia é missão, porque ser missionário para nós não é estado passageiro, é condição permanente da minha pertença a Cristo. Sou dEle e para Ele. Então também sou seu discípulo e missionário para todas as circunstâncias e nações.

Com esse pequeno ensinamento espero ter ajudado um pouco a formação e a vocês queridos filhos, a sentirem o grito da sede do povo clamando por evangelização dentro de si e confio que ouvireis a resposta de cada um ao apelo da Igreja: como enviar se não há quem pregue? Se não há quem queira ir? – Eis-me aqui, Senhor! Eu vou!

Deus os abençoe e os façam santos e missionários. Sobre a intercessão de Santa Teresinha e São Francisco Xavier. No Amor Misericordioso do Pai. 

Érika Vilela, fundadora da Com. Filhos de Maria e psiquiatra. 

Retirar-se para rezarRetirar-se para rezar

(Texto e locução por Érika Teles)

Muito se fala que a oração é o alimento da alma. Em sua primeira catequese na audiência geral sobre a oração, o Papa Francisco afirmou: “A oração é o respiro da fé, é a sua expressão mais adequada. Como um grito que sai do coração de quem crê e se confia a Deus.” É claro para nós católicos e cristãos que sem a oração é difícil permanecer no caminho de uma vida com Deus, precisamos nos fortalecer, acreditar, pedir, confiar Naquele que é maior do que nós. Precisamos fazer-se ouvir o clamor do nosso coração. Deus gosta de escutar a nossa prece.

No entanto, se não nos dispusermos a buscar essa vida de oração, acabaremos por deixar de lado tudo que tem-se construído ao longo da nossa caminhada de fé. É necessário retirar-se para rezar. A oração é intimidade, é encontro! No Evangelho de Mateus no capitulo 6, versículo 6, Jesus diz: “Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê o que está em segredo, te recompensará.” Precisamos nos derramar diante de Deus, dizer a Ele a nossa necessidade, tornar-nos íntimos e ouvi-Lo no silêncio da oração.

Em muitos trechos dos Evangelhos percebemos Jesus que se retira para as regiões montanhosas, de madrugada para rezar. Jesus sendo Deus, reconhece-Se necessitado da oração para estar mais íntimo do Pai, nós como seus discípulos, devemos seguir o seu exemplo e buscarmos nos retirar para falar, para clamar e ser acolhido pelo nosso Pai do céu que sabe das nossas necessidades mais do que nós mesmos e que está sempre pronto para nos ouvir. Ele sempre nos espera para um encontro!

Como anda a sua vida de oração? Você tem conseguido se retirar para rezar, para falar com Deus e para ouvi-Lo falar com você? Que tal tentar agora buscar reservar um tempo só para você e Ele? Alimente sua alma, deixe seu coração gritar para o Senhor.

Santa Quaresma!

Foto: Jessyca Macedo/ Daniela Lemos

Sê exaltado!Sê exaltado!

Santo Antônio dizia que Cristo assumiu a condição de servo (cf. Cl 2,7) Para servir ao servo, a fim de que o servo já não se envergonhasse de servir o Senhor. Quanta sabedoria há nessas palavras! A vocações Filhos de Maria encontra nela uma verdade: gloriar-se na Cruz! 

 

Tornamo-nos servos por Amor! Na Paixão do Senhor, encontramos o modelo suficiente para toda a nossa vida. Basta desprezar o que Cristo na cruz desprezou,  desejar e amar o que nela Ele amou. Morrendo na cruz, o Mestre a consagra, fazendo dela o altar em que livremente se imola. Da Cruz, instrui a todos os que creem sobre o perdão e a confiança. Ela é o Seu trono, onde não só é reconhecido como rei dos judeus, mas como Senhor universal. 

 

A cruz do Senhor ensina a santidade. Ali, Ele revela que só uma coisa é necessária: em tudo: fazer a vontade do Pai! É uma bem-aventurança própria dos Filhos de Maria e que se realiza na alegria de servir. 

 

É mistério de união com o Crucificado, que se experimenta quando se doa inteiramente tudo o que se tem e o que se é! Então, ao entrevê-Lo, quando O servimos no pobre das missões distantes, no doente sem esperança, no jovem ferido pelo caminho, no pecador que somos todos nós, podemos cantar: sê exaltado, Amor Crucificado!

Érika Vilela, fundadora da Com. Filhos de Maria e psiquiatra.