Comunidade Filhos de Maria Notícias XXIX Dia Mundial dos Enfermos

XXIX Dia Mundial dos Enfermos


11 de fevereiro, memória de Nossa Senhora de Lourdes, é o Dia Mundial dos Enfermos. Neste ano, celebramos o XXIX Dia Mundial dos Enfermos. Neste ano com o tema: «Um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos» (Mt 23, 8). A relação de confiança, na base do cuidado dos doentes.

Em sua mensagem por ocasião deste dia, o Papa Francisco afirma que “é momento propício para prestar uma atenção especial às pessoas doentes e a quantos as assistem quer nos centros sanitários quer no seio das famílias e comunidades. Penso de modo particular nas pessoas que sofrem em todo o mundo os efeitos da pandemia do coronavírus. A todos, especialmente aos mais pobres e marginalizados, expresso a minha proximidade espiritual, assegurando a solicitude e o afeto da Igreja.”

Nos explica que “O tema deste Dia inspira-se no trecho evangélico em que Jesus critica a hipocrisia de quantos dizem mas não fazem (cf. Mt 23, 1-12). Quando a fé fica reduzida a exercícios verbais estéreis, sem se envolver na história e nas necessidades do outro, então falha a coerência entre o credo professado e a vida real. O risco é grave; Jesus, para acautelar do perigo de derrapagem na idolatria de si mesmo, usa expressões fortes e afirma: «Um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos»(23, 8).”

Continua o pontífice nos lembrando que “o mandamento do amor, que Jesus deixou aos seus discípulos, encontra uma realização concreta também no relacionamento com os doentes. Uma sociedade é tanto mais humana quanto melhor souber cuidar dos seus membros frágeis e atribulados e o fizer com uma eficiência animada por amor fraterno. Tendamos para esta meta, procurando que ninguém fique sozinho, nem se sinta excluído e abandonado.”

Finaliza ele: ‘Todas as pessoas doentes, os agentes da saúde e quantos se prodigalizam junto dos que sofrem, confio-os a Maria, Mãe de Misericórdia e Saúde dos Enfermos. Que Ela, da Gruta de Lurdes e dos seus inumeráveis santuários espalhados por todo o mundo, sustente a nossa fé e a nossa esperança e nos ajude a cuidar uns dos outros com amor fraterno. A todos e cada um concedo, de coração, a minha bênção.”

Confira o texto na íntegra aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Post

PRESIDÊNCIA DA CNBB DIVULGA NOTA SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2021PRESIDÊNCIA DA CNBB DIVULGA NOTA SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2021

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou na terça-feira, 9 de fevereiro, uma nota na qual esclarece pontos referentes à realização da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, cujo tema é: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema: “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido fez uma unidade”,  (Ef 2,14a).

O documento reafirma a Campanha da Fraternidade como uma marca e, ao mesmo tempo, uma riqueza da Igreja no Brasil que deve ser cuidada e melhorada sempre mais por meio do diálogo. Iluminado pela Encíclica Ut Unum Sint, de 1999, do Papa São João Paulo II, o texto aponta também ser necessário cuidar da causa ecumênica. 

Sobre o texto-base da CFE deste ano, os bispos afirmam que a publicação seguiu a estrutura de pensamento e trabalho do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), conselho responsável pela preparação e coordenação da campanha da fraternidade em seu formato ecumênico. “Não se trata, portanto, de um texto ao estilo do que ocorreria caso fosse preparado apenas pela comissão da CNBB”, aponta a Nota. (…)

A nota informa que os recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) seguem rigorosa orientação, obedecendo não apenas a legislação civil vigente para o assunto, mas também a preocupação quanto à identidade dos projetos atendidos. “Os recursos só serão aplicados em situações que não agridam os princípios defendidos pela Igreja Católica”, reforça a nota.

A presidência da CNBB afirma, no parágrafo final, que apesar de nem sempre ser fácil cuidar das dificuldades levantadas pela realização de uma Campanha da Fraternidade e da caminhada ecumênica e de muitos outros aspectos da ação evangelizadora da Igreja, nem por isso se deve desanimar e romper a comunhão, o que segundo os bispos é uma das maiores marcas dos cristãos. “Não desanimemos. Não desistamos. Unamo-nos”, exorta a presidência da CNBB.

Confira o texto na íntegra em PDF: Aqui.

Fonte: https://campanhas.cnbb.org.br/presidencia-da-cnbb-divulga-nota-sobre-a-campanha-da-fraternidade-ecumenica-2021.html

Ir em missão apesar do medo!Ir em missão apesar do medo!

Nossa missionária Érika Teles faz parte da equipe atual da CENPJ, uma missão que sacudiu seu coração quando recebeu o convite. Confira essa partilha dela a seguir:

Há alguns meses atrás, recebi a notícia de que havia sido convidada a compor a equipe da CENPJ (Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB), fui impactada pela notícia, até achei que fosse uma brincadeira, mas depois caiu a ficha… Deus me concedia uma grande responsabilidade.
Fazer parte dessa comissão nunca nem sequer passou pela minha cabeça, foi uma grande surpresa de Deus.

Inicialmente, fiquei com medo, preocupada, pois eu não sabia muito, não me sentia capacitada para tal, o que fazer? Como agir? Como se dará isso? Por que eu? Por que agora? Essas foram algumas das perguntas que se passaram em meu coração!

Lembro que nesse dia, depois da euforia e nervosismo fui pra capela, questionei Deus, chorei e entreguei pra Ele, acreditando que se Ele me dava essa missão, algo Ele queria realizar em mim e através de mim.

As coisas foram se acalmando e eu já me preparava para a primeira reunião que teria com a equipe. A reunião aconteceu em SP, eu viajei sozinha e passei por diversos “apertos” e aventuras, foi meio que um pulo no escuro, mas até mesmo aí, consegui enxergar o cuidado de Deus, a providência Dele em todos os momentos.

Fui a primeira da equipe a chegar ao local, estava temerosa, nervosa e ansiosa, eu não sabia o que iria encontrar e temia encontrar-me deslocada, mas mais uma vez fui surpreendida por Deus, me senti acolhida, fui recebida com alegria e entusiasmo e tudo alegrou e acalmou meu coração.

Nos dias seguintes, reunimos toda a equipe e me encontrei “encaixada” como se aquele lugar fosse feito para mim, eis que brotava uma pequena semente de esperança em meio a todo temor. Eu sabia que eu era e que seria uma pequena gota num imenso oceano, mas que aquela gotinha podia fazer diferença na vida de tantos jovens, me alegrei por perceber tamanha confiança do Senhor para comigo que sou tão infiel e desconfiada.

Ouvir os bispos, suas colocações e conselhos (tão sábios por sinal), padres, a irmã que é nossa assessora, os outros jovens com suas representatividades a respeito dos desafios que teremos que enfrentar, me deu o imenso desejo de arregaçar as mangas e dar o meu melhor para que todos aqueles que eu encontrar pelo caminho conheçam a Jesus Cristo que é o sentido de toda nossa existência, que é Aquele por quem o nosso coração anseia… quero ser sinal de sua luz e testemunhar com minha vida que Ele é o Verbo que se fez Carne, é o Deus que se fez homem por amor a nós!

Peço a Deus a graça da constância, da humildade e da prontidão para em tudo amar e servir e para perseverar até o fim, fazendo sempre a sua vontade!

– – – – – 

Gostou? Saiba mais sobre o evento neste link. 


 

Érika Teles | Missionária da Comunidade Filhos de Maria e membro da equipe da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB