Comunidade Filhos de Maria Notícias Ir em missão apesar do medo!

Ir em missão apesar do medo!


Nossa missionária Érika Teles faz parte da equipe atual da CENPJ, uma missão que sacudiu seu coração quando recebeu o convite. Confira essa partilha dela a seguir:

Há alguns meses atrás, recebi a notícia de que havia sido convidada a compor a equipe da CENPJ (Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB), fui impactada pela notícia, até achei que fosse uma brincadeira, mas depois caiu a ficha… Deus me concedia uma grande responsabilidade.
Fazer parte dessa comissão nunca nem sequer passou pela minha cabeça, foi uma grande surpresa de Deus.

Inicialmente, fiquei com medo, preocupada, pois eu não sabia muito, não me sentia capacitada para tal, o que fazer? Como agir? Como se dará isso? Por que eu? Por que agora? Essas foram algumas das perguntas que se passaram em meu coração!

Lembro que nesse dia, depois da euforia e nervosismo fui pra capela, questionei Deus, chorei e entreguei pra Ele, acreditando que se Ele me dava essa missão, algo Ele queria realizar em mim e através de mim.

As coisas foram se acalmando e eu já me preparava para a primeira reunião que teria com a equipe. A reunião aconteceu em SP, eu viajei sozinha e passei por diversos “apertos” e aventuras, foi meio que um pulo no escuro, mas até mesmo aí, consegui enxergar o cuidado de Deus, a providência Dele em todos os momentos.

Fui a primeira da equipe a chegar ao local, estava temerosa, nervosa e ansiosa, eu não sabia o que iria encontrar e temia encontrar-me deslocada, mas mais uma vez fui surpreendida por Deus, me senti acolhida, fui recebida com alegria e entusiasmo e tudo alegrou e acalmou meu coração.

Nos dias seguintes, reunimos toda a equipe e me encontrei “encaixada” como se aquele lugar fosse feito para mim, eis que brotava uma pequena semente de esperança em meio a todo temor. Eu sabia que eu era e que seria uma pequena gota num imenso oceano, mas que aquela gotinha podia fazer diferença na vida de tantos jovens, me alegrei por perceber tamanha confiança do Senhor para comigo que sou tão infiel e desconfiada.

Ouvir os bispos, suas colocações e conselhos (tão sábios por sinal), padres, a irmã que é nossa assessora, os outros jovens com suas representatividades a respeito dos desafios que teremos que enfrentar, me deu o imenso desejo de arregaçar as mangas e dar o meu melhor para que todos aqueles que eu encontrar pelo caminho conheçam a Jesus Cristo que é o sentido de toda nossa existência, que é Aquele por quem o nosso coração anseia… quero ser sinal de sua luz e testemunhar com minha vida que Ele é o Verbo que se fez Carne, é o Deus que se fez homem por amor a nós!

Peço a Deus a graça da constância, da humildade e da prontidão para em tudo amar e servir e para perseverar até o fim, fazendo sempre a sua vontade!

– – – – – 

Gostou? Saiba mais sobre o evento neste link. 


 

Érika Teles | Missionária da Comunidade Filhos de Maria e membro da equipe da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB


 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Post

PRESIDÊNCIA DA CNBB DIVULGA NOTA SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2021PRESIDÊNCIA DA CNBB DIVULGA NOTA SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2021

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou na terça-feira, 9 de fevereiro, uma nota na qual esclarece pontos referentes à realização da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, cujo tema é: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema: “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido fez uma unidade”,  (Ef 2,14a).

O documento reafirma a Campanha da Fraternidade como uma marca e, ao mesmo tempo, uma riqueza da Igreja no Brasil que deve ser cuidada e melhorada sempre mais por meio do diálogo. Iluminado pela Encíclica Ut Unum Sint, de 1999, do Papa São João Paulo II, o texto aponta também ser necessário cuidar da causa ecumênica. 

Sobre o texto-base da CFE deste ano, os bispos afirmam que a publicação seguiu a estrutura de pensamento e trabalho do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), conselho responsável pela preparação e coordenação da campanha da fraternidade em seu formato ecumênico. “Não se trata, portanto, de um texto ao estilo do que ocorreria caso fosse preparado apenas pela comissão da CNBB”, aponta a Nota. (…)

A nota informa que os recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) seguem rigorosa orientação, obedecendo não apenas a legislação civil vigente para o assunto, mas também a preocupação quanto à identidade dos projetos atendidos. “Os recursos só serão aplicados em situações que não agridam os princípios defendidos pela Igreja Católica”, reforça a nota.

A presidência da CNBB afirma, no parágrafo final, que apesar de nem sempre ser fácil cuidar das dificuldades levantadas pela realização de uma Campanha da Fraternidade e da caminhada ecumênica e de muitos outros aspectos da ação evangelizadora da Igreja, nem por isso se deve desanimar e romper a comunhão, o que segundo os bispos é uma das maiores marcas dos cristãos. “Não desanimemos. Não desistamos. Unamo-nos”, exorta a presidência da CNBB.

Confira o texto na íntegra em PDF: Aqui.

Fonte: https://campanhas.cnbb.org.br/presidencia-da-cnbb-divulga-nota-sobre-a-campanha-da-fraternidade-ecumenica-2021.html

Um abandono total ao AmorUm abandono total ao Amor

No dia 15 de maio de 2022, o Papa Francisco canonizou 10 novos santos para a Igreja Católica. Durante a homilia, o Papa nos lembra que a santidade “não é feita de alguns atos heróicos, mas de muito amor diário.”

Entre estes novos santos, temos Charles de Foucauld, um sacerdote francês cuja história tocou muito nossa comunidade. Confira a seguir no texto de Maria Clara Novaes.

– – – – –

Como comunidade, conhecemos São Charles de Foucauld, quando ainda era Beato e tornou-se uma devoção pessoal de nossa fundadora Érika Vilela. Este santo viveu uma vida escondida e silenciosa, sendo também um grande fracasso aos olhos humanos, pois passou a maior parte do tempo sozinho e sem frutos. Sua obra só ficou conhecida depois de seu martírio. A história dele foi uma manifestação viva das palavras do Papa Francisco, na missa de sua canonização: “Enquanto o mundo quer muitas vezes convencer-nos de que só temos valor se produzirmos resultados, o Evangelho nos lembra a verdade da vida: somos amados.”.

São Charles de Foucauld nos faz um convite, próprio de quem vive essa pobreza, principalmente de si mesmo: “Alegrai-vos! Alegrai-vos por sua felicidade. Que nosso coração lute na alegria e na paz, porque esse que nós amamos mais que a nós mesmos, está numa felicidade e numa paz infinitas, perfeitas, imutáveis. O amor consiste não em sentir que amamos, mas em querer amar”. Ele era um homem apaixonado por Jesus Cristo e nos inspira em suas loucuras de amor!

“Meu Pai, a vós me abandono. Fazei de mim o que quiserdes. O que de mim fizerdes, eu vos agradeço. Estou pronto para tudo, aceito tudo. Contanto que vossa vontade se faça em mim e em todas as vossas criaturas.

Não desejo outra coisa, meu Deus.

Entrego minha vida, em vossas mãos, eu vo-la dou meu Deus, com todo amor do meu coração, porque eu vos amo e porque é para mim uma necessidade de amor dar-me, entregar-me a vós sem medidas, com infinita confiança, porque sois vós meu Pai”

(São Charles de Foucald)

A atitude de abandono é própria de nossa vocação que se inspira na infância espiritual, na entrega confiante de nosso ser a Deus e a sua Vontade, pois ama e confia no Amado e sabe que esse só pode querer o bem. Assim como a benevolência é própria do amor e também a confiança. Essa atitude de abandono e de confiança traz a nós a paz divina, só encontrada por quem esquece de si mesmo e confia que as chamas do amor queimam toda e qualquer lembrança das faltas do passado. O abandono total consiste em dar-se todo a Deus, porque Deus se dá todo a nós!

São Charles de Foucauld nos impele em nosso caminho de santidade, na certeza de que cada um de nós tem um chamado único e irrepetível, devendo realizá-lo com alegria.

Por Maria Clara Novaes

Missionária Consagrada na Comunidade Filhos de Maria

– – – – 

Quer conhecer um pouco mais sobre a vida destes santos? Confira o perfil de nossa missionária Samara Flôres.