Retirar-se para rezar


(Texto e locução por Érika Teles)

Muito se fala que a oração é o alimento da alma. Em sua primeira catequese na audiência geral sobre a oração, o Papa Francisco afirmou: “A oração é o respiro da fé, é a sua expressão mais adequada. Como um grito que sai do coração de quem crê e se confia a Deus.” É claro para nós católicos e cristãos que sem a oração é difícil permanecer no caminho de uma vida com Deus, precisamos nos fortalecer, acreditar, pedir, confiar Naquele que é maior do que nós. Precisamos fazer-se ouvir o clamor do nosso coração. Deus gosta de escutar a nossa prece.


No entanto, se não nos dispusermos a buscar essa vida de oração, acabaremos por deixar de lado tudo que tem-se construído ao longo da nossa caminhada de fé. É necessário retirar-se para rezar. A oração é intimidade, é encontro! No Evangelho de Mateus no capitulo 6, versículo 6, Jesus diz: “Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê o que está em segredo, te recompensará.” Precisamos nos derramar diante de Deus, dizer a Ele a nossa necessidade, tornar-nos íntimos e ouvi-Lo no silêncio da oração.


Em muitos trechos dos Evangelhos percebemos Jesus que se retira para as regiões montanhosas, de madrugada para rezar. Jesus sendo Deus, reconhece-Se necessitado da oração para estar mais íntimo do Pai, nós como seus discípulos, devemos seguir o seu exemplo e buscarmos nos retirar para falar, para clamar e ser acolhido pelo nosso Pai do céu que sabe das nossas necessidades mais do que nós mesmos e que está sempre pronto para nos ouvir. Ele sempre nos espera para um encontro!


Como anda a sua vida de oração? Você tem conseguido se retirar para rezar, para falar com Deus e para ouvi-Lo falar com você? Que tal tentar agora buscar reservar um tempo só para você e Ele? Alimente sua alma, deixe seu coração gritar para o Senhor.

Santa Quaresma!

Foto: Jessyca Macedo/ Daniela Lemos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Post

Congresso Maranathá 25 anosCongresso Maranathá 25 anos

O CONGRESSO MARANATHÁ 25 ANOS será o auge das manifestações de gratidão a Deus por todas as maravilhas realizadas em nós e através de nosso carisma na Igreja. Não perca a oportunidade de participar do Maranathá promovido pela Comunidade Filhos de Maria. De 20 a 22 de outubro deste ano no Espaço OAB Eventos em Montes Claros-MG. 

Teremos louvor, pregações, adoração ao Santíssimo Sacramento, testemunhos e celebração da Santa Missa. Na abertura do evento, 20 de outubro, teremos o Espetáculo O CÂNTICO DA ALMA e SHOW no sábado, 21.

É com grande alegria que nosso coração anseia levar aos jovens a alegria de pertencer a Cristo, da entrega de nossa juventude a Ele de forma a construir sobre a Terra a Civilização do Amor através da Revolução da Ternura.

Para celebrarmos essa grande festa teremos as presenças: Tiago Marcon (Missionário da Comunidade Canção Nova), Érika Vilela (Fundadora da Com. Filhos de Maria), Dom José Carlos (Arcebispo Metropolitano de Montes Claros), Dom Guido Zendron (Bispo de Paulo Afonso – Ba), Padre Ivan Clementino, Banda Herdeiros, Diácono Léo Rabello da Banda Dominus e lideranças de movimentos da nossa Arquidiocese.

Saiba mais informações no perfil @congressomaranatha.

Os ingressos estão disponíveis com os membros da Comunidade Filhos de Maria ou você pode fazer sua inscrição online aqui.

 

BelezaBeleza

De forma suave o sol ponteia em minha janela. Ele não entra ainda, não fora convidado. Ele espera até que eu abra a cortina e delicadamente desliza quarto a dentro. As cores mudam e um amarelo pálido toma conta do cômodo.  Ainda é cedo e meu pensamento já corre de forma rápida para Deus. A criação transportou-me para Ele. O silêncio noturno se foi e deu lugar aos barulhos do dia, pássaros, buzinas e vozes tomam conta de mim. Tudo está em sintonia, mesmo os gritos prenunciam que Deus tem planos para o dia de hoje, só caberá a nós descobri-los. Observando ao redor vejo esperança em olhares, alegrias ocultas que só serão reveladas a noite, no aconchego dos lares. Vejo passos apressados correndo para garantir o pão da casa. Não há nada mais belo do que Deus presente em tudo. As cores da primavera estão estranhamente presentes. O céu azul de um lado anuncia a chuva do outro. O verde ainda não tão verde entrega que o inverno foi embora a pouco e que as coisas ainda ficarão mais coloridas com o passar do tempo. Assim como na vida, ainda não chegou a hora da plenitude, vivemos por hora o tempo da espera. E quão belo é esperar no Senhor.

Corre as horas, os dias, os anos, e a doce mão de Deus nos coloca sempre em sua vontade. Há de se fazer um grande esforço pra fugir de sua mão suave. A natureza fala Dele, o tempo fala Dele e até a ausência o anuncia. Se observarmos com carinho seremos sempre levados ao seu caminho. Seu rosto será visto em outros rostos, sua mão será sentida em outras mãos, e até mesmo seu abraço será sentido se abrirmos os olhos ao sublime cuidado de Deus.

Ele está presente em tudo e como que preenchendo o mundo vai nos fazendo  viver de ” Páscoa em Páscoa”. Nascemos e ressuscitamos Nele sempre que permitimos que sua graça aconteça em nós. Acordamos e com Ele dormimos, sempre que deixamos o nosso pensamento vagar para Ele. Mesmo que de forma simples, mesmo que de forma rápida o Senhor sempre se faz em nós quando nós o buscamos ver. 

Por Júnior Vieira, missionário consagrado e ministro de artes da Comunidade Filhos de Maria

 

Saiba mais sobre as Artes no carisma Filhos de Maria clicando aqui!

Cristo Rei! Vem Senhor JesusCristo Rei! Vem Senhor Jesus

No último domingo do ano litúrgico, a Igreja celebra a solenidade de Cristo Rei. Nela, somos convidados, não somente a reconhecer a realeza e senhorio de Cristo, mas a desejarmos com sinceridade de coração a participação plena em seu Reino. 

Em 2007, por ocasião dessa solenidade, escreveu Dom Odílio Sherer: “Os primeiros cristãos dirigiam a Cristo glorificado uma belíssima invocação: ‘Maranathá!’ (vem, Senhor)! Na celebração de cada Missa, após a consagração, também nós fazemos a mesma invocação, na ansiosa e alegre esperança da participação plena no reino de Deus”. 

A comunidade Filhos de Maria, desde suas origens, teve a graça de experimentar deste mistério tão bem tocado pelas palavras deste querido cardeal da Igreja. 

Em 1998, a nossa fundadora Érika Vilela e o grupo dos primeiros membros do Grupo de Oração Filhos de Maria realizaram um encontro que mudaria para sempre o rumo de suas vidas. Mais tarde, fruto daquela experiência, nasceria a nossa Comunidade.

Com o doce lema, “Escuto seus passos de ouro no caminho. Ele vem. Ele vem, Ele vem com certeza”, realizava-se em Montes Claros o I Maranathá, nas acomodações do colégio Marista São José. 

A partir dali, todos os anos, muitos homens e mulheres, especialmente os jovens, experimentariam o “Vem, Senhor Jesus”, a cada versão do Maranathá, promovido pela Comunidade Filhos de Maria.

Como os primeiros cristãos, repetimos incansavelmente essa invocação, na certeza de que, desde aqui, ansiamos, com amor apaixonado, a vinda de Jesus e o seu Reino, que não terá fim. 

Alysson Figueiredo, co-fundador da Com. Filhos de Maria