Sê exaltado!


Santo Antônio dizia que Cristo assumiu a condição de servo (cf. Cl 2,7) Para servir ao servo, a fim de que o servo já não se envergonhasse de servir o Senhor. Quanta sabedoria há nessas palavras! A vocações Filhos de Maria encontra nela uma verdade: gloriar-se na Cruz! 

 

Tornamo-nos servos por Amor! Na Paixão do Senhor, encontramos o modelo suficiente para toda a nossa vida. Basta desprezar o que Cristo na cruz desprezou,  desejar e amar o que nela Ele amou. Morrendo na cruz, o Mestre a consagra, fazendo dela o altar em que livremente se imola. Da Cruz, instrui a todos os que creem sobre o perdão e a confiança. Ela é o Seu trono, onde não só é reconhecido como rei dos judeus, mas como Senhor universal. 

 

A cruz do Senhor ensina a santidade. Ali, Ele revela que só uma coisa é necessária: em tudo: fazer a vontade do Pai! É uma bem-aventurança própria dos Filhos de Maria e que se realiza na alegria de servir. 

 

É mistério de união com o Crucificado, que se experimenta quando se doa inteiramente tudo o que se tem e o que se é! Então, ao entrevê-Lo, quando O servimos no pobre das missões distantes, no doente sem esperança, no jovem ferido pelo caminho, no pecador que somos todos nós, podemos cantar: sê exaltado, Amor Crucificado!

Érika Vilela, fundadora da Com. Filhos de Maria e psiquiatra.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Post

Quaresma e sínodo: qual a relação?Quaresma e sínodo: qual a relação?

Toda a Igreja está convocada pelo Papa Francisco a percorrer o caminho rumo ao Sínodo (outubro 2023): “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Assim, ele “convida a Igreja inteira a se interrogar sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”

A Igreja de Jesus Cristo, ao longo de sua história, concretizou muitos passos e aprendizados. Foi notadamente, no Concílio Vaticano II (1962-1965), que ela percebeu com clareza que o melhor jeito de ser e de caminhar, para bem cumprir a sua missão, é o “jeito sinodal”. Não se trata de tarefa fácil, exige muita preparação e profunda conversão de todos ao projeto de Deus.

O objetivo principal deste Sínodo é refletir sobre a missionariedade da Igreja. O que o Papa Francisco deseja é uma Igreja sinodal, ou seja, uma Igreja de comunhão e missionária que deve ser construída em unidade. Uma Igreja sinodal é uma Igreja missionária.

Todos os batizados são chamados a dar a sua contribuição a esta reflexão.

Sinodalidade é o esforço coletivo e a busca contínua de aprendermos a “caminhar juntos” como irmãos e irmãs que somos. A Quaresma é um tempo propício para se colocar a escuta de Deus e retomar um caminho de intimidade com Ele.

E se nós aproveitássemos da Quaresma para viver essa escuta em comunhão com todo o povo de Deus?

Foi pensando nisso que a rede social de oração Hozana criou um itinerário de Quaresma para aprender a se escutar.

Durante este retiro nós iremos entender, junto com participantes do mundo inteiro (entre eles a Comunidade Aliança de Misericórdia, a Comunidade Recado e a Comunidade Filhos de Maria), o que significa este caminho sinodal e como nós podemos vivenciar, na prática, a comunhão, participação e missão sugeridas pelo Papa Francisco.

Clique aqui para se inscrever e venha viver esse momento de comunhão, participação e missão conosco!

Aos aventureiros da Santidade RadicalAos aventureiros da Santidade Radical

Existe uma aventura esperando a juventude despertar, existe um chamado que não quer se calar, existe um tempo novo esperando por você, jovem, que está andando meio perdido e sem direção: 

Saiba que, se você abraçar esse tempo com verdade, liberdade e responsabilidade, esse caminho será repleto de oração e alegria. Acredite, se você está aqui foi porque ouviu a voz do Mestre de Nazaré e se fascinou por Seu olhar

Papa Francisco, nos diz que “a vocação se inicia com um olhar de misericórdia, tanto por parte do Deus que chama quanto daquele que sente no coração o desejo de acolher esse chamado (…) Aquele que se permite discernir a vocação acolhe o Cristo”. Francisco garante que Jesus não faz longos discursos, não apresenta um programa cheio de regras. Ele se limita a dizer segue-me e desperta em seus escolhidos o desejo de colocar-se ao seu dispor, de permanece ao seu lado. 

Você é um desses escolhidos! É como o jovem Samuel pronto para responder: “Eis-me aqui” (cf. ISm 3,10). (Érika Vilela em  Eis-me aqui: Vou ser amor!, 2018) 

Ouvir o chamado de Deus para viver o dom de sua vida e despertar para a espiritualidade, para este mundo que já de vir é acreditar na civilização do Amor, é participar da revolução da ternura e encarnar o Cristo na vida. É participar da comunidade dos bem-aventurados que não conquistaram por si mesmos este título, mas foram lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro que os escolheu e escolheu permanecer e caminhar com eles. Quer se aventurar pela misericórdia e ser no mundo a manifestação de um amor que nunca acaba? Vem viver este chamado à santidade radical! Ser santo é ser feliz.  

“A palavra ‘feliz’ ou ‘bem-aventurado’ torna-se sinónimo de ‘santo’, porque expressa que a pessoa fiel a Deus e que vive a sua Palavra alcança, na doação de si mesma, a verdadeira felicidade.” (Papa Francisco, Gaudete et Exsultate, 64) 

Você quer ser feliz? Busque a felicidade radical, radicada e enraizada, em Cristo! Seja um Jovem STD! Radical, viva a Santidade Radical!

 

Ao escolher esta forma de vida, optaste por amar até o fim, até a loucura, até o derramamento do teu sangue, numa entrega verdadeira, oferecendo a Deus um autêntico culto espiritual, obedecendo a Sua voz que nos ensina: ‘Nisto conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros como eu vos amei. (…) Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos’ (Jo 13, 35; 15, 13). (Palavra de Vida, 3 – Érika Vilela)

 

Uma vida que tem desafios e dificuldades às vezes, mas nunca uma vida vazia de sentido. Um aventureiro STD! sabe que seu caminho começa em um Amor ao extremo (Jo 13, 1). E se entrega para encarnar esse amor. Então só vem! Vem ser Juventude STD! e “se lançar nesta divina aventura de amar Jesus e torna-Lo amado entre os homens!” (Érika Vilela).

Pilares da Quaresma (4/4)Pilares da Quaresma (4/4)

Pilares da Quaresma: A CARIDADE
(Texto e locução por Érika Teles)

Segundo o padre Duffé, secretário do Dicastério no Vaticano: “A caridade– ágape – é o amor que vem de Deus, nos chama e nos leva a aprender de novo a amar os outros, com respeito e humildade.” A caridade também conhecida e traduzida como amor é o ato de ofertamos ao outro muito mais do que algo material, ofertamos a nós mesmos.

Um dos vícios que mais assolam o ser humano é a ganancia, o desejo pelo ter sempre mais, com a prática da caridade, vamos moldando o nosso ser na virtude da humildade, da solidariedade, da partilha. Oferecemos ao outro, ao nosso irmão aquilo que queríamos e estimávamos tanto, vamos aos poucos nos desapegando das coisas matérias, das pessoas e vamos buscando aquilo que é essencial, a intimidade com Deus, a vida com Ele e Nele.

A caridade é um ato concreto, é a prática do amor, é o acolher a realidade de que não somos os senhores de tudo, que o que dá realmente sentido à vida é o amor testemunhado na partilha de bens, de vida. A partilha do dom do amor. Isso é caridade.

E aí, você topa doar de si nessa quaresma?